Quando falamos sobre inovação, quase que de forma automática pensamos em grandes transformações e mudanças, mas existem 3 tipos principais de inovação, pois nem toda inovação é uma mudança enérgica.
Para facilitar o entendimento, após cada explicação utilizaremos o exemplo da evolução da indústria fonográfica de acordo com cada tipo e etapa da inovação.
Os 3 principais tipos de inovação, são:
Radical, que remete uma novidade que sacode o mercado e provoca reações de admiração e espanto, por exemplo, a chegada o disco de vinil, foi uma inovação radical para a indústria fonográfica, uma espécie de plástico que contém um áudio gravado em si, com a capacidade de longa duração deste áudio, que necessita de uma vitrola/toca disco com uma agulha, para que seu som possa ser escutado.
Incremental, que remete a uma atualização, uma releitura inovadora, baseia-se no rearranjo de coisas antigas, podemos exemplificar com o CD, uma atualização mais sofisticada e compacta do nosso disco de vinil, que necessita de um toca CD/rádio com leitor a lazer para ser ouvido, ou seja a forma de se ouvir a música ou ainda permanecia a mesma, porém, de forma atualizada.
Substancial, remete a um upgrade, uma melhoria contínua, que incrementa um produto ou ideia já existente, nessa etapa a evolução da indústria fonográfica se encontra na fase transformação digital, onde os áudios passam a serem ouvidos através de um Mp3/Mp4 ou até mesmo IPod, chegando até os dias de hoje para os serviços de streaming, como o Spotify, Deezer entre outros.
Há diferentes meios de inovar, e cada uma das formas é importante para o avanço de um determinado setor ou uma tecnologia. Quem percebeu isso foi Joseph Schumpeter, economista austríaco que escreveu o livro “Business Cycles” sobre o assunto em 1939. (siteware, 2021)
Os diversos tipos de inovação se diferenciam pelos efeitos que causam no produto ou serviço, no setor de uma sociedade de uma forma geral.